tailandia d)




Monks @Wat Doi Suthep (Chiang Mai)


A estadia mais breve da Europa

Cada vez que vou à Holanda não fico mais de duas horas e mantenho a mesma sequência: almoço, vou fumá-las à coffee shop e volto a fazer-me à estrada.

Jean-Luc Lagarce

«Louis- Après, ce que je fais,
je pars...
Je ne reviens plus jamais. Je meurs quelques mois
plus tard,
une année tout au plus.

Une chose dont je me souviens et que je raconte
encore (après j'en aurai fini):
c'est l'été, c'est pendant ces années où je suis
absent,
c'est dans le Sud de la France.
Parce que je me suis perdu, la nuit, dans la
montagne,
je décide de marcher le long de la voie ferrée.
Elle m'évitera les méandres de la route, le chemin
sera plus court et je sais qu'elle passe près de la maison où je vis.
La nuit, aucun train n'y circule, je n'y risque rien
et c'est ainsi que je me retrouverai.
À un moment, je suis à l'entrée d'un viaduc
immense,
il domine la vallée que je devine sous la lune,
et je marche seul dans la nuit,
à égale distance du ciel et de la terre.
Ce que je pense
(et c'est cela que je voulais dire)
c'est que je devrais pousser un grand et beau cri,
un long et joyeux cri qui résonnerait dans toute
la vallée,
que c'est ce bonheur-là que je devrais m'offrir,
hurler une bonne fois,
mais je ne le fais pas,
je ne l'ai pas fait.
Je me remets en route avec seul le bruit de mes
pas sur le gravier.

Ce sont des oublis comme celui-là que je regretterais.»

Jean-Luc Lagarce, Juste la fin du monde, Berlin, Juillet 1990, au Théâtre de la Cité, du 13 au 25 novembre 2007.

Encore le tête à tête


O caso Koltès/Comédie Française está longe de chegar ao fim. O epílogo no tribunal está marcado para dia 12 de Setembro.

«Et la pièce, dans tout ça ? Le tribunal n'a pas autorisé la Comédie-Française à en poursuivre l'exploitation à la rentrée. Sauf à trouver un accord avec François Koltès.»

http://www.lemonde.fr/web/article/0,1-0@2-3246,36-926557,0.html

O teatro que se faz nas margens

Le théâtre pour reconstruire une mémoire
«Territoires de l'amour», créée à Vitry-le-François, raconte un quartier tel qu'il était avant rénovation.
«Cet après-midi, Andrée, 68 ans, va au spectacle. Depuis le bus, la femme désigne un carré d'herbe : «C'est là que j'habitais.» Pendant vingt-six ans, cette mère de huit enfants a vécu dans un bâtiment aujourd'hui rasé du Désert, l'un des quatre quartiers inclus dans le programme de rénovation urbaine (PRU) de Vitry-le-François (Marne). De son ancien immeuble, elle a conservé «un caillou» et des souvenirs qu'elle va partager avec d'autres spectateurs des Territoires de l'amour . Durant une année, Christiane, Roberto, Camel et Soumarou ont écrit leurs souvenirs (1), alors que leur quartier était promis à une opération de rénovation urbaine ( Libération du 4 janvier 2006). Ils sont venus à Vitry-le-François pour écouter leurs mots mis en scène par Alliage Théâtre à l'espace Simone-Signoret.
Vitry-le-François, avec 17 000 habitants, compte 70 % d'habitat social. Le billet de théâtre coûte 2 euros pour les plus démunis, et le théâtre se déplace pour des représentations en HLM. «Notre projet, c'est de libérer avec le théâtre la parole, les souvenirs des habitants, qui voient leur quartier se transformer à coups de démolitions et de rénovations», explique Didier Le Corre, directeur de l'espace Simone-Signoret, pour qui «le projet de Cité rouge est assez exemplaire de la prise en charge de leur mémoire par les citoyens».

http://www.liberation.fr/actualite/societe/262935.FR.php

(1) Cité rouge, écoutez l'écrit de la banlieue (ed. Patrick Robin).

Gente que se engaja e se engasga

A presidente e fundadora do movimento Ni putes ni soumises de braço dado com Sarko e com Christine Boutin.....

«Pacte avec l'ennemi. L'entrée de Fadela Amara au gouvernement a été accueillie avec perplexité par les responsables de comités locaux, plus nombreux à dénoncer un «pacte avec l'ennemi» qu'à se réjouir d' «une bonne surprise».
Ni putes, ni soumises, ni de droite donc. Les militantes craignent une récupération politique, assimilant leur association au gouvernement. Ce «choix personnel, qui n'engage que Fadela, a déjà un impact fort sur le terrain», relève Riva Gherchanoc, la présidente du comité de Seine-Saint-Denis à Montreuil. Elle a diffusé jeudi une pétition intitulée «NPNS en colère» pour rassurer les sympathisants et rappeler l'indépendance de l'association. [...] Etonnement d'une ancienne militante de Tarbes, qui a quitté l'année dernière NPNS, un «mouvement qui s'est trop politisé» : «Je croyais pourtant Fadela sincèrement de gauche.»
[...]Son duo étonnant avec la ministre du Logement, Christine Boutin ­ qui la «chapeaute» ­, ne convainc pas. La première, féministe de gauche, plaidant pour la mixité et la laïcité, la seconde, fervente catholique, partie en croisade contre le pacs et l'IVG. Le tandem ne suscite que des «faut voir...» sceptiques.»

http://www.liberation.fr/actualite/politiques/262943.FR.php

La victoire du théâtre

De retour.... Soyez le bienvenu à la maison de Molière!!!!!


«Condamné à verser 30.000 euros à la Comédie-Française pour avoir "abusé de son droit moral d'ayant-droit", François Koltès a en outre été poursuivi mercredi par le théâtre, cette fois pour diffamation.La pièce "Retour au désert", qui marquait l'entrée du dramaturge mort en 1989 au répertoire du premier théâtre de France, a été jouée trente fois à partir de février avant d'être retirée de l'affiche à la demande de François Koltès. Il reprochait au metteur en scène, Muriel Mayette, administrateur général de la Comédie-Française, de ne pas faire interpréter le rôle du personnage d'Aziz par un comédien arabe, contrairement à la volonté de son frère. [...] Les juges de la 3e chambre se sont prononcés sur la polémique autour de la distribution d'Aziz. Ils ont estimé qu'aucune indication du texte de la pièce, tout comme les écrits laissés par Bernard-Marie Koltès, n'indiquent que ce personnage de domestique au service d'une famille, dans une ville de province, en pleine guerre d'Algérie, "soit joué par un Arabe ou un Algérien". Le TGI a remarqué en outre que l'acteur choisi pour jouer Aziz, le sociétaire Michel Favory, parlait "parfaitement l'arabe" et était "donc en situation de dire parfaitement les répliques écrites dans cette langue". [...] "Je n'engagerais pas un acteur algérien pour jouer un Arabe. J'engagerais un acteur parce qu'il a du talent et qu'il peut jouer tous les rôles", a affirmé Mme Mayette»

http://www.tdg.ch/pages/home/tribune_de_geneve/info_express/culture/depeches_culture/(contenu)/96657

Prochaine saison

«Lui - Oui, mon amour...
Non, mon amour...
Nous ne changerons pas le monde ensemble
mon amour
Sur le canapé deux places de chez Habitat
Dans la douceur humide d'un dimanche soir télé
Nous ne viendrons pas à bout du capitalisme
intégré, chérie...
...
Je prépare une quiche aux poireaux mon amour
Sur la table de chez Habitat avec laitue
décorative
Je coupe des oignons et je pleure
L'Afrique crève du sida chérie
Et j'en passe des meilleures...
Y a pas un documentaire ce soir
Qu'est ce qu'ils disent dans Télérama
Et les otages
Ils les ont libérés putain ou quoi
...
Et pourquoi pas, mon amour...
Faisons un geste, un geste fort
Un geste fun et sexy, comme la poésie...
Au moins une fois dans nos vies
Un geste fort, un geste fou...»

Ronan Chéneau, Cannibales, mise en scène David Bobee, au Théâtre de la Cité, du 6 mars au 5 avril 2008.

Gaja: o dominio!!!

"O quê, eu?!? SE eu consigo ter 18?!... Pffffffff"

Laos c)


handicraft at Si Phan Don (South Laos)

Laos b)


Monsoon fun

after the rain

Cambodja b)


beach time! (Sihanoukville)

Laos a)


bridges in Vang Vieng.

Cambodja a)


beautiful Angkor Wat. waited 6 years but finally went there. felt so happy!

Vaticano vs. Amnistia Internacional ou Vaticano no seu melhor

Vaticano critica Amnistia Internacional por defesa do aborto em casos de violação e risco de vida
14.06.2007 - 10h58 PUBLICO.PT

O cardeal Renato Martino, presidente do Conselho Pontifício do Vaticano para a Justiça e Paz, defende que os indivíduos e as organizações que se sintam identificados com os princípios católicos devem retirar o seu apoio à Amnistia Internacional, depois de esta organização se ter declarado a favor da prática do aborto em certos casos, como violações e risco de vida para a mulher.

Segundo o diário espanhol "El Mundo", o cardeal Martino defendeu esta ideia numa entrevista que concedeu ao semanário norte-americano "National Catholic Register", onde afirma que a Amnistia Internacional "traiu a sua própria missão e a de todos os colaboradores que a apoiaram durante tantos anos e que nela confiavam a promoção e a protecção dos direitos humanos".

A Amnistia Internacional sempre se declarou neutral em relação à polémica sobre o aborto. Mas em Abril passado rompeu com esse silêncio, defendendo a prática em casos de violação ou sempre que a saúde ou a própria vida da mulher esteja em perigo, pressupostos que, segundo Martino, são moralmente indefensáveis.

"A Igreja diz que nunca é justificável matar uma vida humana. O aborto é um assassinato", afirma o cardeal, para quem defender o aborto em caso de violação é definir o feto como um inimigo, como algo que deve ser destruído. "Como podemos defender o aborto nuns casos e noutros não?", questiona.

A Amnistia Internacional não recebe fundos da Igreja Católica e nos seus estatutos declara-se independente de governos, partidos políticos, igrejas, confissões religiosas e organizações ou grupos de qualquer espécie.

A organização assegura que a sua posição em relação ao aborto foi tomada durante a campanha de luta contra a violência exercida sobre as mulheres, mas mantém que não fará campanhas pró-aborto nem julgará a justiça ou injustiça da prática, cita o "El Mundo".

No Publico

Era dia de chuvada e era hora de ponta. Também era fim do mês, mas para o Zé já tanto fazia o mês e o ano, enquanto acelerava o queixume e a manivela à proa do 28. «Aposto que vou ter de parar dez vezes entre a Maria da Fonte e Sapadores e quando chegar ao mercado hão-de chegar mais dez fulanas a implorar para eu descer mais um bocadinho até à Graça. Umas velhacas dumas hipócritas, como se eu e toda a gente não soubesse que é a subir. Mas hoje não vou. Senão quando der por ela, tenho as fedelhas da Luísa Gusmão a sair das aulas e a balirem para eu as deixar mais à frente e qualquer dia até faço o trajecto do 12». Hoje não, Zé. Hoje quando chegares ao mercado vais ter uma só mulher à tua espera que já regateou para o resto do dia. E enquanto sacode a chuva do cabelo e do saco de laranjas, vai perguntar-te com olhos de aguaceiro e voz de calar trovoada, quanto tempo demoras a levá-la aos Prazeres. Depois, com modos de trovão e pernas de calçada a enguiçar-te os carris quando dobras o Bairro das Colónias: «Olhe, afinal desço aqui que a minha irmã já chegou». E quando chegares aos Anjos e apanhares quem vier da Almirante Reis, vais relinchar o 28 a lembrar o que lhe respondeste: «Desça lá, oh D. Carlota. Que eu hoje fiquei a saber que os Prazeres são já ali na R. da Guiné».

Billie

O Beckett dizia que ela era a melhor.

Beckett rehearsing Footfalls with Billie Whitelaw at the Royal Court Theatre, 1976.

Billie Whitelaw in Happy Days Royal Court Theatre, London, 1979.



Eu concordo!!!!

Nariz insubordinado

Despejei o lixo, arrumei a casa e o cheiro a vinha de alhos não se despega das minhas paredes. Comi fora ontem e hoje, nenhum dos meus vizinhos cozinha. E há dois dias que sonho com carne de porco à alentejana. Já me tinham avisado que deixar de fumar apura o olfacto, mas escusava de ter de cheirar os meus sonhos durante o dia.

tailandia c)

market (Chiang Mai)


market at Doi Suthep temple (Chiang Mai)

tailandia b)

@Chiang Mai (on the way to Doi Suthep)

Neuroses literárias

Cada vez me parece mais lógica a definição de escrita do Lobo Antunes: «Um delírio estruturado». Se por um lado nos dá a entender que a lucidez não é suficiente, também nos esclarece o quão insuficente é a loucura. Poucos conseguiram ser loucos, destruturados e geniais. Como Pessoa, Baudelaire e Silvia Plath na poesia, Camus e Miller no romance, Eugene O'Neill no teatro e Beckett em todos os géneros. Que lamentável a literatura de neuroses que se contenta com um teatro de vómito e masturbação. Este mês tive o desprazer de ver a inglesa Sarah Kane e de ler o sueco Lars Norén. São como aqueles restaurantes obscenamente caros e fashion, onde se come mal e onde nos tratam a pontapé.

Envie de Shakespeare


Antoine et Cleopatre de William Shakespeare, mise en scene de Daniel Mesguich. Archive du Théâtre de l'Aténée-Louis-Jouvet: du 26 février au 29 mars 2003.

Os degraus da censura


Desculpe Monsieur Michel Favory, sabemos que o seu desempenho no papel de Aziz é genial, sabemos que até ganhou uns quantos Molières este ano, mas há quem diga que o senhor não é suficientemente árabe, apesar de o falar na perfeição, mas não basta falar, se o senhor fosse um bocadinho mais moreno ajudava. Assim, resta-nos esperar o dia 20 de Junho quando a casa de Molière vai a julgamento.

Na foto:
Le Retour au désert de Bernard-Marie Koltès, Mise en scène : Muriel Mayette avec: Michel Favory : Aziz Grégory Gadebois : Mathieu Thomas Blanchard : Edouard.
E esperemos que regresse à Comédie Française

Augusto

O Augusto estala os ossos das mãos e os do orgulho ferido, tem ossos de despeito e no fígado a autoridade frustrada. «Não vejo a hora de pôr as mãos naquela miúda, aliviar esta bolha de raiva que me engasga e me deixa o estomâgo a arder, calar as palavras da Arminda cheias de amargura e azia que me entopem os ouvidos e o cérebro». E a Arminda com dentes de rata e olhos de aflição mói o engodo da dor e da vergonha, vomita a angústia. Só o Augusto digere, o Augusto que mandou ler sem ensinar a ver e que sempre escreveu sem saber ler. «Não é que eu goste de lhe bater, mas já que não posso arrear no filho da puta com quem ela anda metida pelas caves maradas dos Anjos, essa toupeira que além de viver debaixo da terra ainda leva para lá a minha melhor filha, ao menos que me alivie nela para conseguir respirar de novo e calar esta Arminda de vez». E o Augusto a mandar ouvir, surdo de ódio, o Augusto que ensinou a andar de costas direitas e que sempre carregou a marreca da ambição e da vergonha aos tropeções, o Augusto de mãos a arder, a abrir a boca à filha que lhe escarra o sangue na cara e que o chama de calhorda.

A caminho

Onde quer que te encontre terei sempre dois trabalhos em mãos, qual deles o mais habilidoso: reconhecer-te e estranhar-te em igual medida. Acho que por te conhecer bem em primeiro lugar, dou conta do que trazes igual e apercebo-me rapidamente das diferenças. Mas o mais importante motivo, porque tu és daquelas vidas raras em que a mutação é engenhosamente construída e deliciosamente cozinhada. Por essas e por outras, não me canso de te conhecer e reconhecer, ainda agora estavas de volta e já partiste e não tarda estás de regresso outra vez. Foste a melhor guia da minha vida nómada. Resta-me seguir-te o exemplo e os ensinamentos e ir por aí fora com os meus próprios passos. Pouco importa. Não tenho de ir já e tu ainda me fazes uma falta danada. Adagio ma non tropo este compasso de espera. Além de me teres ensinado a ler a vida por onde ando, consegues estar sempre a caminho.

tailandia a)

Songkhla

Mais poesia no metro

Stances galantes

«Souffrez qu'amour cette nuit vous réveille
Par mes soupirs laissez vous enflammer
Vous dormez trop adorable merveille
Car c'est dormir que de ne point aimer»

Molière

A aterrar

Seja muito benvinda muffin marley!!!!! Daqui a umas horas já estás em casa!!!

Comédie Française Censurada!!!

Até onde vai o abuso de poder dos direitos de autor? François Koltès, herdeiro dos direitos de autor do dramaturgo Bernard-Marie Koltès impediu a continuação do espectáculo Le retour au désert em cena na casa de Molière, a partir da 30ª representação. Motivo: o actor que interpreta o papel de Aziz na guerra da Argélia não é considerado árabe, apesar de falar árabe perfeitamente e ter origens Kabiles da parte da mãe! Mas o que é ser 100% árabe, Monsieur Koltès? Ou por outra, o que é não ser árabe? O que é ter um ar «demasiado europeu»? Quem se havia de lembrar que no teatro, espaço de metamorfose, onde se vestem segundas, terceiras e múltiplas peles, alguém iria tomar como critério a origem e a cor da pele dos actores. Chegou a hora senhores, de pedir um comprovativo de pureza ariana a quem queira representar o Hitler, um exame ginecológico a quem queira representar Marianne e o teste do balão às actrizes desejosas de interpretarem mulheres alcoólicas. Curiosos castings, os que se avizinham. Triste destino, o do teatro de Koltès, um teatro de denúncia engagée que tem por herdeira tanta confusão e ignorância. Aqui se manifestam um profundo desagrado e todo o apoio à Troupe de Molière e que a arte do ver por excelência nos continue a mostrar o caminho desse Retour au désert.

O julgamento é dia 20 de Junho. Sobre o Affaire Koltès:


http://www.lemonde.fr/web/article/0,1-0@2-3246,36-916034,0.html

www.lemonde.fr/web/article/0,1-0@2-3246,36-916741@51-915891,0.html - 30 Mai 2007 -

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