previsões

Saramago denuncia avanço de «regime plutocrático» no mundo

O escritor português José Saramago disse na segunda-feira na Colômbia que se está a implantar no mundo um «regime plutocrático» em que os governos «são comissários políticos dos poderes económicos». O Prémio Nobel da Literatura de 1998 participava numa conversa pública com a escritora colombiana Laura Retrepo, no teatro municipal Jorge Eliécer Gaitán, de Bogotá.

São «os ricos que governam e, quando precisam que outros governem por eles, têm-nos» disse Saramago no encontro «Elogio da Leitura», integrado nas iniciativas de «Bogotá Capital Mundial do Livro 2007». O escritor considerou que o mundo está a passar por um «processo de anestesia de que somos vítimas sem saber o que está por detrás daquilo a que se chama democracia».

Para Saramago, tudo se debate menos a democracia, que se limita a convocar eleições para eleger um governo por um determinado período, para depois convocar novas eleições. Acrescentou que, em muitos países, «a vida é determinada e dirigida por organismos que, como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, não são democráticos». Para os enfrentarem as sociedades precisam de ter ideias, mas, «infelizmente, não as temos», disse.

José Saramago advertiu que a civilização, tal como hoje a entendemos, por estar a chegar ao fim, pelo desenvolvimento tecnológico e pela engenharia genética.

Diário Digital / Lusa

10-07-2007 4:49:00

1 nomades:

apresento isto a dit…
11/7/07 15:21

O saramago andou a dar nela q'ate ja faz previsoes!
kirikikirikikirikiiiiiiii vamos fazer a luta!

Back to Home Back to Top Nomadismes. Theme ligneous by pure-essence.net. Bloggerized by Chica Blogger.