Paris com menos uma muffin
Posted in on 18:11 by catarinaEntão até já, e come bom peixinho por esses lados.
Paz e amor
Posted in on 23:01 by catarinaMayDay!
Posted in on 01:26 by Tita Xana[mas até lá:]
Como reflectir? Como pensar a precariedade? Como agir? Como preparar o MayDay?
Respostas a seguir neste endereço: http://maydaylisboa2010.blogspot.com/
Identidade
Posted in on 23:58 by Tita Xana"Nascido em São Bernardo (SP) e criado em Indaiatuba (SP), Deco construiu sua história como jogador em Portugal e naturalizou-se luso. No dia 25 de junho, corre o risco de viver, na Copa do Mundo, uma situação insólita: defender a seleção portuguesa contra a brasileira, em jogo que pode valer eliminação de uma das equipes.
Em sua estréia com a camisa de Portugal, em 29 de março de 2003, Deco enfrentou justamente o Brasil. E marcou o gol da vitória por 2 a 1.
- Foi a sensação mais estranha que já tive na minha carreira - lembrou o jogador, entrevistado por Galvão Bueno para o "Esporte Espetacular".
(...)- Sou brasileiro. E não consigo ver a minha vida sem Portugal. Amo Portugal por tudo aquilo que me deram. Mas não sou português - equilibrou o jogador do Chelsea.
(...)
Ele aponta o Porto como clube mais importante em sua trajetória. Em cinco anos, ganhou uma Liga dos Campeões, uma Taça da Uefa e uma Taça de Portugal. (...)"
excerto de um artigo do Globo-Esporte.
Sempre me intriguei com estas questões de identidade. Como é que uma pessoa muda de nacionalidade (no caso do Deco), não escolhendo uma ou outra, mas ficando com as duas. Como camadas que se acumulam numa só pessoa, dando-lhe riqueza e profundidade. Ou escolhendo uma, e não outra, e ganhando uma outra consistência e coerência. A identidade é uma riqueza, um valor, uma qualidade do ser humano. A identidade é também um direito, daqueles que se alteram quando a pessoa quiser e disso sentir necessidade. E cada um deve decidir da sua.
Ajudar o Chile
Posted in on 19:57 by Tita XanaUn Techo para Chile é uma associação que se dedica à construção de casas para a população chilena que mais necessita. Depois do terramoto e das réplicas que dilaceraram o Chile, construir casas é ainda mais importante para dar um tecto aos tantos novos desalojados.
Para ajudar é simples:
Basta fazer uma transferência internacional! Aqui vão os dados:
Cuenta 0-051-000-8500-5
Banco Santander Chile
RUT: 65.533.130-1
SWIFT: BSCHCLRM
Dirección: Bandera 140
Santiago, Chile
Información Banco Intermediario
WACHOVIA BANK N.A. (N. YORK)
SWIFT: PNBPUS3NNYC
ABA: 026005092
Para transferencias desde Europa:
Banco Intermediario
Banco Santander Central Hispano S.A. (MADRID)
SWIFT: BSCHESMM
IBAN: ES 4200 495494852910148818
Obrigada à Andrea e ao Gonçalo por me terem dado a conhecer esta associação.
KIVA
Posted in on 19:45 by Tita XanaKIVA é associação que empresta dinheiro a pequenos projectos solidários, através de instituições e parcerias que submetem e gerem os empréstimos. O objectivo é ajudar uma família ou um pequeno grupo a obter os meios para subsistir. Em vez de dar peixe, ensinar a pescar.
Podemos emprestar quantias a partir de $25 (dólares), aos projectos que quisermos. Podemos escolher entre cada projecto no site da Kiva, por área geográfica ou por actividade. Depois de o empréstimo estar completo, podemos seguir a evolução do grupo e respectivo projecto também através do site.
Parece-me uma iniciativa séria no campo das micro-finanças e do micro-empréstimo. Em vez de despejar dinheiro em Fundações ou Associações em que só 10% das quantias chegam de facto às pessoas que precisam (o resto perde-se pelo caminho em vários bolsos corruptos), esta é uma forma digna de ajudar, em que são as proprias pessoas a determinar o que é que precisam e a fazer o seu próprio projecto de vida.