Manter a Historia

ASSINAR AQUI A PETIÇÃO PARA MANTER A REVISTA HISTORIA



Revista História suspensa por falta de apoios oficiais

A publicação da revista História, cujo número 100 saiu esta semana, irá ser suspensa devido a dificuldades financeiras, disse hoje à Lusa o seu director-adjunto, Luís Farinha.

«Foram-nos retirados dois apoios oficiais fundamentais para uma pequena publicação como a nossa, nomeadamente do ex-Instituto Português do Livro e das Bibliotecas [actual Direcção-Geral do Livro e da Leitura] e o fim do Porte Pago», indicou Luís Farinha.

Segundo o historiador, «o fim do Porte Pago foi decidido por o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ter considerado que a História não era uma revista científica».

«Esta decisão retoma a questão entre a 'História pura' e a 'História divulgação'. Nós somos uma revista de divulgação científica com qualidade e rigor«, sublinhou, afirmando-se »confiante no regresso aos leitores dentro de dois meses, com novos apoios, tanto de entidades públicas como privadas e com uma renovada imagem«.

O mesmo responsável assinalou ter havido já entidades »que se disponibilizaram para apoiar futuramente uma revista que existe há 30 anos no mercado português e que conta mil assinantes«.

A equipa da revista irá prosseguir o ciclo »Conversas com História« que quinta-feira reúne vários historiadores na FNAC do Chiado, em Lisboa, para falarem de Afonso de Albuquerque e o Oriente.

Para finais de Outubro está previsto, »já sem os apoios oficiais«, uma edição especial dedicada à Revolução Russa de 1917.

Entretanto, circula na Internet um abaixo-assinado no sentido de »não se deixar morrer uma publicação que tem mais de 30 anos de história«.

O abaixo-assinado (http://www.petitiononline.com/mod_perl/signed.cgi?magazin) reuniu até ao momento cerca de 150 assinaturas.

Ouvida pela agência Lusa, a historiadora Alice Samara considerou »preocupante o encerramento de uma publicação que dá ao público em geral, de uma forma séria e rigorosa, um panorama do avanço científico da historiografia«.

Por outro lado, sublinhou, »a revista é um viveiro para os jovens historiadores, a maioria é através dela que vêm publicados pela primeira vez os seus trabalhos«.

Alice Samara, que colaborou já várias vezes com a História, afirmou-se »confiante« no regresso, »ainda com mais força«, da revista.

A revista História, com uma tiragem de 10.000 exemplares, tem periodicidade mensal. A capa deste mês é dedicada aos painéis de Nuno Gonçalves.

A Carta de Pêro Vaz de Caminha, apresentada como a primeira reportagem sobre o Brasil, as influências de Napoleão Bonaparte em Portugal e ainda uma entrevista com o historiador José Mattoso completam esta centésima edição.

Diário Digital / Lusa

26-09-2007 14:04:00

1 nomades:

Anonyme a dit…
5/10/07 17:51

Tá bem, vou assinar a petição, diz-se petiçar? Vais colaborar com a publicação de algum trabalho teu?
Beijos Mamy

Back to Home Back to Top Nomadismes. Theme ligneous by pure-essence.net. Bloggerized by Chica Blogger.