Importante - Mobilização

Manif em Paris, dia 29 Abril, 14h Place de la République

é importante a mobilização pelos imigrantes. Não digo isto por agora também fazer parte desta categoria (ui, momento de auto-definição), mas por estar solidaria com os estrangeiros que partem, instalam-se, ficam, trabalham e tentam ter uma vida digna. E também porque acho que no caso francês a solução esta em conceder direitos aos imigrantes, e não retira-los; integra-los na sociedade, e não exclui-los; dar-lhes condições para que possam viver dignamente, ir ao médico como os outros, ter subsidio de férias como os outros, ser autorizado a viver em frança sem a obrigatoriedade de um exame médico (sim, daqueles que se analisam os dentes para ver se estão bons, como se faz aos cavalos ou aos judeus ha 60 anos).
Por uma igualdade de direitos.

Contra a discriminação desta lei que inaugura uma "imigração escolhida [a dedo]".

"La France deviendra l’un des pays de pointe de
« l’immigration utile », c’est-à-dire un pays où les étrangers deviendront des outils de la prospérité nationale, jetables après usage. "


Links:

Site do Colectivo Unidos Contra uma Imigração Descartavel

O que é que vai mudar para os estrangeiros em França? Artigo com um resumo das alterações propostas por este projecto de lei, é em francês mas esta "curto e grosso", ou seja, lê-se bem

Background que conduziu à proposição de lei da imigração de Sarkozy (CESEDA), mais uma vez no Libé, e em francês

Non à la loi de l'immigré jetable. Artigo de reflexão no Libération

Artigo em português sobre o movimento imigrante nos EUA

Bom e ja estou farta de procurar links em português que expliquem o novo projecto de lei da imigração, e NADA, por isso a partir de agora é tudo em francês, desolée!

Back to Home Back to Top Nomadismes. Theme ligneous by pure-essence.net. Bloggerized by Chica Blogger.